Sabugueiro (Serra da Estrela) será a primeira “Aldeia Inteligente de Montanha” do país

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, é a primeira “Aldeia Inteligente de Montanha” do país e um ícone “ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias”. A localidade terá um projeto tecnológico pioneiro em Portugal que pretende contribuir...
11 mar 2016 min de leitura
A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, é a primeira “Aldeia Inteligente de Montanha” do país e um ícone “ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias”. A localidade terá um projeto tecnológico pioneiro em Portugal que pretende contribuir para o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos.

Em causa está uma iniciativa – o projeto de Smart Mountain Village ("Aldeia Inteligente de Montanha") – que envolve a Fundação Vodafone e a Câmara Municipal de Seia, que pretendem fazer da aldeia de Sabugueiro “uma montra de boas práticas e inovação, transformando-a num ícone ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias”.

Segundo a Lusa, que cita fontes das entidades promotoras do projeto, o mesmo visa disponibilizar “soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos e funcionem como alavanca para a melhoria do desempenho ambiental” daquele espaço rural.

Fonte da Fundação Vodafone revelou que o projeto integra intervenções em áreas como a gestão de infraestruturas (energia elétrica e recursos hídricos), saúde (monitorização de sinais vitais), mobilidade (doação de veículos elétricos) e entretenimento. “Tendo como premissa a tecnologia ao serviço do turista, foram também desenvolvidas novas formas de interação entre o turista e o local de visita”, referiu a fonte, salientando que “num lugar remoto como a aldeia do Sabugueiro os turistas conseguem agora ter uma experiência de utilização de internet semelhante à de uma grande cidade”.

Este projeto “vem ainda disponibilizar infraestruturas tecnológicas através das quais podem prosperar projetos de empreendedorismo locais na área do turismo”, escreve a Lusa.

A iniciativa também envolve a Associação de Beneficência do Sabugueiro, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Unidade Local de Saúde da Guarda e a empresa Águas do Zêzere e Côa.

Sabugueiro é a mais alta aldeia de Portugal e está situada a 1.150 metros de altitude, fazendo parte da rede das Aldeias de Montanha que também envolve as localidades de Alvoco da Serra, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Cabeça, todas no município de Seia, distrito da Guarda.

Fonte: www.apemip.pt

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.